sábado, 3 de julho de 2010

VÔ, A PADARIA ESTÁ ABERTA?

É o que minha netinha Letícia me pergunta todos os dias depois que me pede umas moedinhas. Ela gosta de comprar balinhas, pirulitos e outras guloseimas.

_Vô, tem moeda?

_Pra que você quer moeda?

_Pra que sim!

Esta resposta anula todas as minhas dúvidas, inda mais considerando que já sei pra que ela quer moedas. O que acho interessante é que ela primeiro pergunta se a padaria está aberta. Isto significa que se eu disser que não está, ela não pede moedas. Que atalho fantástico para uma criança com três anos!

Depois que recebe as moedas, pergunta?

_Vozinho (já não é Vô, e sim vozinho, como que agradecendo com carinho) o senhor me leva?

_Não posso porque vou ver o jogo da copa...

_Rose pode ir comigo? (Rose é a nossa empregada)

_Pergunte a ela?

_Roooseee! Vovô mandou você ir comigo a padaria.

Com esta idade já sabe dar ordens. Eu mandei perguntar, e não que Rose fosse com ela. Como ela faz o que quer comigo, deixo passar...

Todos os dias de manhã vivemos este roteiro, o que acho ótimo, e quando ela não vem, mando Rose buscá-la. Aos domingos ela vai com Nalvinha, a mãe, para as casas da avó materna e das tias, não sem antes vir nos dar um beijo e dizer:

_De noite eu vejo vocês...

_Vá, meu amor e se divirta bastante, dizemos eu e Dea.

_Vovô, quero fazer xixi

_Lele, este departamento é com sua avó

_Vovô, tô com fome

_Lele, este departamento é com sua avó

_Vovô, to com um dodói no dedo

_Lele, este departamento é com sua avó

Vovó Dea tem mais departamentos que repartição publica... e cuida de todos com esmero e muito carinho.

Fomos levá-la para tomar vacina e eu quase que me acovardo. Como eram só gotinhas me atrevi a entrar com ela no colo. Ela não queria e me abraçava com a força do medo.

_Meu amorzinho, são só duas gotinhas, não vai doer nada.

Consentiu, ainda que apavorada. Depois dizia

_Vô, não doeu nada...

_Não doeu porque você é uma menina valente!

_Sou, né?

_Claro. Valente e linda.

_Vô, não tem mais vacina, né?

_Tem não, meu amor. Menti. Tinha aquela com agulha na perninha. Para esta, mais que ligeiro, transformei em “DEPARTAMENTO DE DONA DEA” e caí fora. Sou covarde mesmo, que fazer?

Dea é mãe de muitos filhos; eu nunca fui mãe!!!...

Esta criaturinha linda, que só tem três anos e nove meses, hoje, pela primeira vez, aqui em casa, ESCREVEU SEU NOME – Letícia. Diga se não é pra chorar... eu chorei, e daí?

Enquanto houver moedas neste país, ela vai continuar indo à padaria...

Anchieta

Um comentário:

  1. Nossaaaa...Meus Parabéns pelo blog e pela netinha...Que deve ser uma gracinha mesmo!!
    Escreveu seu nome pela primeira vez, sei que será apenas mais uma de tantas conquistas que ainda a esperam!Parabéns também para vovó Dea que cuida tão bem de seus "departamentos"!! heheheh...e fique certo que Letícia ainda vai lhe dar muito ORGULHO!!! PARABÉNS pelo texto!!

    ResponderExcluir