sábado, 4 de setembro de 2010

ALAOMPE organiza palestra cívica alusiva ao 7 de setembro






Realizou-se na cidade de Bezerros - PE – um evento de caráter cultural, organizado pela Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco, no dia 3 de setembro, pela manhã, na Escola Getulio D’Andrade Lima, dentro do marco das comemorações do 7 de setembro próximo.
O Professor de Historia da Universidade Católica de Recife, Ernan i Souto Andradi, proferiu uma conferencia sobre as características particulares da Independência do Brasil. Como bem disse o Professor Ernani: - “Quem deu o grito da independência, foi o filho do Rei de Portugual, herdeiro da Coroa, que continua como Rei da Colônia – o Brasil – depois do ato político”. Este fato não se deu nos outros países latino-americanos, nos quais não existia “corte nem imperador”. Isto determinou que todo o processo de independência no Brasil, seguisse caminhos bem diferentes do resto da America hispânica.
A ALAOMPE através da sua direção de cultura a varias escolas do Município, e suas turmas de 8ª série e do 3º ano do ensino médio, acompanhados pelos professores de historia, para assistir à palestra, dado o interesse do tema para os alunos.
Fizeram-se presentes: -Escola de Referencia em Ensino Médio de Bezerros, professora Débora e coordenadora Graça, acompanhadas de 35 alunos;
-Escola Dom José Lamartine Soares, professor Wuleandro, com 5 alunos;
-Escola Eurico Queiroz, professor Romualdo, com 7 alunos;
-Escola Professora Maria Ana, professor Rodney, com 5 alunos;
-Escola de Getúlio D’Andrade Lima, Professoras Nazaré e Maria do Carmo, com 10 alunos.
No auditório da Escola Getúlio D’Andrade Lima, já preparado para o evento, se receberam os acadêmicos da ALAOMPE para formar a mesa. Logo, a secretária chamou o professor Ernani Souto Andradi para integrar a mesma. O ato começou com o Hino Nacional cantado pelos presentes. Imediatamente a Secretária Geral da ALAOMPE, Srª Norma Nunes Garcia, leu um breve currículo do palestrante, e a seguir o mesmo pronunciou sua conferência.
Finalizada a exposição, se abriu uma mesa redonda onde professores e alunos apresentaram suas perguntas e suas dúvidas, aos diferentes aspectos do tema, ao excelente professor. O palestrante soube transmitir seus conhecimentos com humor e domínio total dos fatos históricos assim como profundo saber pedagógico, conseguindo desta maneira, uma inter-relação completa com a sua platéia.
A continuação a Diretora da Escola anfitriã Getúlio D’Andrade Lima, Gestora em Educação, Lucinda Torres do Nascimento agradeceu a presença de todos e entregou uma pequena lembrança da Escola as mulheres presentes de ALAOMPE.
A Diretora de Cultura da ALAOMPE, Professora Dea Cirse Garcia C. Antunes agradeceu ao palestrante, professores, alunos e acadêmicos, e ofereceu um artesanato típico nordestino ao Professor Ernani, assim como um buquê de flores para a esposa do mesmo, Srª Socorro Souto, bezerrense, que também se encontrava presente.
Dando por encerrado o ato cultural, os acadêmicos e o palestrante conversaram informalmente com os professores presentes e expressaram o grande interesse da ALAOMPE para integrar estudantes a atos culturais de importância fundamental para seu desenvolvimento cognoscitivo. Se estabeleceram laços que seguramente facilitarão o labor educativo e cultural, que a ALAOMPE pretende levar a cabo já no ano de 2011.
É através desta publicação que proporcionamos ao público, professores, alunos, acadêmicos, uma breve resenha do acontecido no marco do Sete de Setembro próximo, e solicitamos a todos os leitores da mesma para divulgar o fato. As fotografias do ato acadêmico com todos seus assistentes ficam disponíveis:
No blog da ALAOMPE: http://alaompe.wordpress.com
No blog do Acadêmico Lenilson Xavier: http://www.lenilson.com.br
No blog do Acadêmico Anchiêta Antunes: http://anchietaantunes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário